terça-feira, 1 de janeiro de 2008

Balanço de uma conta de e-mail

Hoje, 1/1/2008, quero partilhar com você um número: 54.025. Essa é a quantidade de mensagens categorizadas como lixo eletrônico em nossos servidores corporativos e pelas regras que criei, para minha conta de correio eletrônico principal, na empresa que trabalho, no período de 1/1 a 31/12/2007.

Ou seja, tirando as que deletei, e os lixos que possam ter escapado, são mais de 4.500 porcarias/mês, ou 150/dia, a cada dia do ano, sem feriadão, sem final de semana. A quantidade de spams, mensagens maliciosas, links para abrir o computador para virus, programas espiões e outras arapucas mais só fazem diminuir a relevância do correio eletrônico como uma forma eficaz de comunicação. Aquilo que parecia ser o nirvana da troca de informação assíncrona acabou sendo apenas 'mais um meio'. A popularização das ferramentas de mensagens instantâneas, a telefonia VoIP chegaram para ficar, e, de repente, o nosso e-mail de cada dia vai ficando velho, mais parecido com o fax, ou com o telex...

E-mail com os dias contados? Mas e os super-encriptados, ou os web-mails gratuitos, que têm tanto capacidade de Gb em caixa de entrada quanto habilidade para filtrar lixo?

Não se assuste, não faço a apologia do fim do e-mail nem vou deixar de usá-lo ou recomendar que você, leitor desse blog, o faça. É uma reflexão de virada de ano, um balanço para evidenciar a quantidade de lixo que trafega na internet, com suas múltiplas armadilhas. A idéia é sempre tomar cuidado com as mensagens que chegam, usar anti-virus, anti-spam, anti-spyware, anti-tudo, e também cuidar para não ser propagador de lixo. É com o descaso de muitos que os crackers contam para ter novas janelas de acesso aos computadores conectados à internet, hoje já beirando os 1,5 bilhões no mundo.

Feliz 2008, e use suas contas de e-mail com cautela.