sexta-feira, 19 de março de 2010

Brasil com 175.999.998 telefones celulares...

Deu na imprensa: Brasil atinge a marca de 176.000.000 de celulares. Retifico: são, no máximo, 175.999.998. E explico...

Sabendo que muita gente tem mais de um celular e muitos também mais de um chip por celular, informo que conheço um jovem de 18 anos que tem uma namorada e um celular pré-pago.  Pois bem, ele descobriu um plano de uma operadora que oferece ligações a um celular da mesma operadora pelo valor do primeiro minuto.  Pronto!  Seus problemas de vontade grande e mesada curta estavam com os dias contados, pois assim pode ficar horas pendurado ao celular com sua amada, por pouquíssimos reais.

Mas aí ele descobriu que o limite para esse plano era de 20 horas por mês, e isso era pouco.  Então, ele comprou mais um chip com um planinho desses, e seu limite foi para 40 horas por mês.  Pouco ainda...

A solução na data em que faço essa postagem foi de comprar um terceiro chip, e aumentar seu limite para 60 horas/mês, ainda que tenha de pagar três "pouquinhos" de reais por mês.

Então, da conta de 176 milhões, devemos tirar, no mínimo, as duas linhas dos chips que não estão no celular desse jovem, em um dado momento...

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Contada a história -verídica, sem revelar o nome do personagem-, vamos analisar os... 176 milhões de celulares do Brasil, agora sem a desculpa da licença poética de um caso de amor.

O fato real é que esse modelo existente no Brasil leva ao crescimento desordenado e artificial das linhas pré-pagas, que sabidamente não engordam o "bottom-line" das operadoras.  Assim, quem paga a conta são os clientes de planos pós-pagos e de tráfego de dados, aí indistintamente incluidas pessoas físicas, empresas e entidades governamentais.

Resultados? Nossa 3G "Banda Larga " é lentinha, lentinha, e pagamos, em média, 24 vezes mais por serviços de telefonia do que um norteamericano médio.

quinta-feira, 11 de março de 2010

Tirando proveito das redes sociais no seu negócio

Já ouvi de muitos empresários algo assim: “esses orkut, Twitter, Facebook são coisa de pré-adolescente e não servem ao meu negócio. Vou ficar no tradicional, que é onde sei ganhar dinheiro”

Com poucas variações, é esse o mantra da maioria dos principais responsáveis pela quase totalidade das empresas do mundo.

Então, podemos ignorar as redes sociais como ferramenta de marketing, independente do ramo de atividade da empresa?

A resposta é um sonoro não, seja sua empresa uma banquinha de frutas, uma grande operação global ou mesmo um negócio altamente regulado ou monopolista.

O fato é que mais de 1/3 de todos os 2 bilhões de internautas acessam regularmente as redes sociais e usam-nas para comunicar-se com muita gente. Falando bem ou falando mal.

Ilustremos esse ponto com a recente campanha de uma cervejaria que queria fortalecer uma de suas marcas e contratou a famosa Paris Hilton para associar a imagem da moça à da cerveja. Após algumas exibições do comercial na TV, o CONAR mandou suspendê-lo, por supostamente atentar aos bons costumes.

Pois bem, assim que o debate esquentou, e antes da proibição, lá estava (e ainda está) o comercial no YouTube, com milhões de visitas. A agência da cervejaria rapidamente substituiu a peça já famosa por uma versão “censurada” instigando os telespectadores a ver o comercial original na internet.

O resultado foi que nenhum comercial para qualquer marca de cerveja chamou tanta atenção como esse que tem Paris Hilton como “a loira”.

Assim, fica a lição: a internet e as redes sociais vão falar mais ou menos de sua empresa e seus produtos, queira você ou não. Então, melhor estar sintonizado, fazendo o possível para que esses bilhões de internautas falem bem. Dar bons subsídios é fundamental, além das boas ofertas de uma boa empresa, claro.

Considere ainda que a estratégia de comunicação na internet é, via de regra, radicalmente diferente daquela usuada nos meios de comunicação de massa, como jornal, radio e TV. Normalmente, uma deve complementar a outra, não substituir.

O melhor “case” de sucesso de recente comunicação na internet vem da Apple, que deliberadamente “vaza” notícias para analistas selecionados sobre seus futuros produtos, criando expectativa e mídia espontânea, até nos veículos especializados e nas grandes redes de TV.

O ultimo anúncio da Apple, em janeiro, foi do iPad, que só chega ao mercado agora em abril. Estimativas conservadoras mostram que, só de mídia espontânea, a Apple coseguiu uma exposição para o iPad equivalente a setecentos e cinquenta milhões e dólares.

Nada mal, não?

Pense nisso!

segunda-feira, 8 de março de 2010

Soluções de mobilidade demoram para emplacar no Brasil

Está escrito em 10 de 10 previsões de analistas do setor de tecnologia: as soluções que envolvem recursos de dispositivos móveis, especialmente os smartphones, GPS e tablets são a grande avenida de crescimento do mundo digital.  O Brasil, no entanto, está em posições tímidas em qualquer ranking, quando o assunto é mobilidade.  Estranho?

Nem tanto...  Se levarmos em conta os custos absurdos que somos obrigados a encarar, tanto para compra de hardware como para uso de redes de acesso à internet, entendemos os motivos que nos colocam em posições medíocres, mesmo se comparados com nossos vizinhos latinoamericanos.

E o debate fica perigosamente desfocado quando vai para a reativação da Telebrás, supostamente para prover banda larga a qualquer cidadão em qualquer lugar do Brasil.

Assim, enquanto discutimos o sexo dos anjos, perdemos preciosas oportunidades de oferecer às nossas empresas e aos nossos cidadãos já incluidos digitalmente, as soluções decentes que usam intensamente os recursos da mobilidade digital.

Enquanto tivermos que pagar preços várias vezes maiores do que os praticados em outras plagas do planeta, não há milagre a operar. Vamos ficando para trás, em uma era onde estar presente em qualquer lugar -como permite a internet- não é mais fator crítico de sucesso, mas uma necessidade vital.

Alta carga tributária, um marco regulatório esquisito, que desestimula a concorrência, segurança jurídica no mínimo questionável ajudam a explicar esse descompasso.

Disposição de mudar parece inexistir entre os diversos atores, a começar por nós, usuários, que bovinamente assistimos essa aberração e ruminamos as altas contas que pagamos mensalmente como se fossem altamente nutrientes...

Engano puro! Esse quadro vai nos levar a uma perda de competitividade cada vez mais gritante.  E revertê-la, cada vez mais difícil.