domingo, 27 de abril de 2008

YouTorrent e a Soulution Orchestra

A queda de vendas de CDs e DVDs de música chegou para ficar. Além das vendas por sites de música, a legislação local e internacional não consegue redefinir DIREITOS AUTORAIS sob a realidade da internet.

Mesmo com as gravadoras promovendo ações milionárias contra os sites de troca de músicas, usando a tecnologia P2P (peer-to-peer), cada dia surge uma novidade.

A mais recente é o You Torrent que é um site bem simples que dá ao internauta links para outros sites -legais ou não- para que músicas dos mais diversos tipos sejam baixadas.

O YouTorrent é novo (foi bolado no Natal de 2007) e barato. O maior investimento foi feito para comprar o endereço wwwyoutorrent.com, na posse de terceiros, por US$ 20.000. Seu fundador, que mora na Inglaterra, tem 22 anos e se identifica em uma entrevista simplesmente como Jon, gasta US$ 500 por mês para manutenção, e seu motivador para criá-lo foram os 'preços absurdos cobrados por CDs e DVDs que nem sempre tem o que queremos'.

O interessante do YouTorrent é sua organização por 'seeds' (sementes), que vêm a ser o número de computadores que oferecem uma determinada música.

Jon pega carona na tecnologia de 'streaming' mais bem sucedida no mundo, que vem do BitTorrent, e acredita que, depurados os piratas mais ostensivos, ele comece a atrair a atenção de anunciantes, e virar, segundo suas palavras, o 'Google da mídia compartilhada'.

Ilusão ou não, o fato é que, em fevereiro deste ano, o YouTorrent atraiu 2,7 milhões de visitantes únicos, tornando-se mais visitado do que o já 'veterano' Joost.

A poderosa RIAA, a associação das empresas gravadoras, não comenta sobre o YouTorrent, mas indica que seus princípios são 'claramente ilegais', indicando que deve tomar ações contra o tal do Jon.

Mas é de se pensar, mais uma vez, sobre o modelo de distribuição de mídia física para músicas, controlada, sabemos todos, pelas gravadoras e distribuidoras, que ficam com a parte mais suculenta das receitas.

Dias atrás, fui ver a Soulution Orchestra, uma baita banda curitibana com reconhecimento para bem além de nossas fronteiras. Sem muita divulgação, casa cheia, com 'overload' de gente pelos corredores e, ao final, os CDs estavam à venda e muita gente comprando. Mas eles anunciaram a disponibilização, no site, do vídeo do show, para quem quiser baixar.

Independentemente do Jon e de seu YouTorrent, fica a pergunta: quem tem razão, as gravadoras ou a Soulution Orchestra?

Eu fico com a nossa banda curitibana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário