segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Compras pela internet: Cuidado com as entregas!

Lá na Lapônia, ou onde quer que seja sua casa, Papai Noel está colocando a turma para trabalhar nas encomendas dos presentes e fazendo a revisão do trenó e das renas, para enfrentar a maratona de entrega nas casas de todo o mundo.

Espera aí: Mas todas as entregas vão ser feitas por Papai Noel? Nem todas... As compras pela internet dependem da logística das empresas de entrega ou dos Correios, e neste Natal de 2010 as vendas pela internet devem crescer uns 40%. E...

E aí que suas preocupações devem estar focadas este ano. Mesmo com o aprimoramento dos processos logísticos, estamos com nossa infraestrutura no talo, sem margens para erros ou imprevistos. No dia que faço esta postagem, a Anac proíbe a TAM de vender passagens novas para voos até o final da semana, dado o mini-apagão desta segunda, 29/11, que fez com que mais de 100 voos seus tenham sido cancelados.

E é bom lembrar que a alta temporada de festas sequer começou e que aviões transportam muita carga, em especial as encomendas urgentes.

Assim, se você quer dar um bom presente aos que você ama (você incluido) e aos que você -noblesse oblige- precisa, e pretende usar a internet para essas compras, cuidado! Eu, se fosse você, adotaria as seguintes margens de segurança:

  • De hoje até 10 de dezembro,  dobraria o prazo em relação ao prometido de entrega pela empresa vendedora;
  • De 11 a 17 de dezembro, eu dobraria de novo a margem, o que, à medida em que o tempo passa, acaba limitando compras a situações onde o vendedor promete entregar no máximo em um ou dois dias úteis.
  • De 18 de dezembro em diante, eu ou pensaria em encarar aqueles shoppings lotados ou prepararia uma boa desculpa preventiva com os potenciais presenteados, dizendo que o presente depois do Natal será melhor curtido ou coisa que o valha.
Eu já cansei de, todo ano, ver na TV, ouvir no rádio e ler em jornais, revistas e na internet sobre os problemas de entrega em cima da hora, nessa época de festas. E, com vendas crescendo 40% ao ano, mais a infraestrutura pedindo água, a certeza de uma dor de cabeça fica óbvia, caso cuidados adicionais não sejam tomados.

No sábado, 4/11, vou debater na CBN Curitiba sobre quais as melhores opções de presentes digitais para este Natal. Já estou pensando no assunto e, durante a semana, espero fazer algumas postagens que sinalizem aquilo que tenho observado.

Mas, para realmente poder colaborar, comecei por essa dica: se for comprar pela internet, comece já. Afinal, você não quer se sentir mal e levar tristeza aos presenteados em potencial.

Até porque existe uma perspectiva de um Natal quentíssimo em vendas, e pode ocorrer que aquilo que você pretenda comprar esteja em falta, mais para frente.

Está dada a primeira dica!

Nenhum comentário:

Postar um comentário