segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Afinal, o que devo comprar neste Natal Digital? - III

Hoje vou dar dicas de "Compra Zero", ou de presentes de Natal que são extremamente úteis e servem tanto para quem tem tudo como para quem está com o orçamento, digamos... "limitado".


São dez opções de presentes a custo zero, ou, no máximo, que usam um pouco do tempo de quem dá e pode ser muito apreciado por quem recebe.

Meu público-alvo dessas dicas de hoje é a turma que já tem muitos aparelhos digitais mas não usa nem uma fração de suas funcionalidades. Pior: algumas delas estavam na lista de itens que justificariam a compra mas, no dia-a-dia, acabaram esquecidas ou abandonadas.

Na ponta de quem dá o presente, é requerida uma certa familiaridade com produtos digitais, mas não necessariamente passa por um domínio pleno, com formação acadêmica profunda ou anos de experiência no ramo.

As dicas são auto-explicativas.  Você pode aprender sozinho ou se oferecer a ensinar a quem você destina um ou mais dos seguintes presentes digitais:

1- Skype, como utilizá-lo para melhorar a qualidade da comunicação pessoal e profissional;
2- OpenOffice, como complemento ou reposição do MS Office
3- GoogleDocs, a esperta versão "na nuvem" que compete com o MS Office e com o OpenOffice;
4- Ganhar dinheiro com o AdSense em seu site ou blog
5- Usar bem os programas delocalização disponíveis em smartphones, como o Google Maps
6- Conectar seu desktop, laptop ou smartphone na TV grande e usar para videoconferências com amigos pelo mundo, tudo de graça e que nem a turma dos telejornais faz.
7- Baixar livros gratuitos em seu smartphone ou computador, sem apelar para pirataria
8- Usar programas organizadores de fotos e vídeos que devem estar espalhados aos milhares por aí.
9- Consolidar suas fotos e vídeos favoritos em uma produção personalizada com jeitão profissional, usando um Moviemaker ou um iVideo, para depois publicá-los no YouTube
10- Selecionar as redes sociais que melhor se adequam ao perfil da pessoa, aprender suas melhores funcionalidades e ter um desfrute diferenciado delas.

Essa lista não é completa nem abrangente. É uma lista de "10 mais" apenas para começar. O fato é que a maioria dos cidadãos digitais do século 21 ainda gasta muito e usa mal seus dispositivos digitais, eu incluido...

Então, vamos fazer um esforço neste Natal e nos presentear e aos nossos parentes e amigos com um melhor uso desses fantásticos recursos que estão à nossa disposição?

Nenhum comentário:

Postar um comentário