quarta-feira, 19 de dezembro de 2007

Aprendendo Informática

No debate da CBN de 14/12/2007, um ouvinte perguntou sobre cursos de informática disponíveis no mercado, e de qualidade, mas não os basicões. A lista é enorme, e resolvi recomendar os do SENAI, e fiquei de comentar aqui no blog sobre as alternativas de qualidade do mercado. Pois é... as alternativas são tantas que resolvi ampliar o leque ainda mais.

Para começar, não existe uma receita mágica, aplicável à maioria de nossos ouvintes. Cada um tem uma necessidade particular, e, de início, ousaria dizer que um pouco de investigação individual e auto-estudo devem resolver boa parte das carências que alguém possa ter nesse final de 2007. Tente, experimente, erre, tente de novo, descubra... é a curva de aprendizado funcionando como deve ser.

Outra alternativa interessante é contratar um personal coach, ou instrutor individual, desde que você saiba em que áreas você quer apreder. Tem um monte de gente no mercado querendo aumentar sua renda, e que pode disponibilizar umas horasa extras para ajudá-lo nas suas dificuldades ou expectativas tecnológicas. A partir de R$ 30 por hora.

As comunidades de relacionamento, orkut à frente, unem grupos de pessoas com interesses comuns. Existem comunidades para todos os gostos e expectativas. Procure as que se encaixam no seu perfil e você pode encontrar soluções interessantes.

Aprender tecnologia usando tecnologia pode ser a maneira mais inteligente de ir ao fundo do problema que o aflige. Educação à distância está madura hoje em dia, e se você tem um computador com acesso à internet por banda larga, você pode fazer quase que qualquer tipo de curso, no Brasil ou no exterior, sem sair de casa!

Apenas para referência, uma busca pelo argumento "ensino a distância" no Google retornou 1.480.000 páginas em português, na data e hora que escrevo esta postagem. A maioria das melhores universidades do mundo oferecem cursos completos à distância, sejam eles de curta, média ou longa duração.

A título de exemplos, o Portal da Educação oferece um leque interessante de cursos das mais diversas modalidades; A pouco conhecida mas avançada Universidade Federal de Lavras oferece cursos de pós-graduação lato-sensu à distância; o portal Webaula oferece um leque enorme de cursos de curta duração em tecnologia. Mas esses são 3 exemplos em milhares que estão por aí. E isso mostra a potencialidade da forma de ensino que mais cresce na atualidade e que já engaja, no Brasil, milhões de alunos.

Será que esclareci ou confundi ainda mais? Sei lá... Mas ao menos o debate está iniciado a partir da provocação do nosso ouvinte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário