terça-feira, 7 de outubro de 2008

E os Eletrônicos neste Natal, com o dolar subindo?

Quem esperava que os preços continuariam a cair, para melhor comprar seu TV de tela grande, seu home theater, seu laptop ou qualquer outro brinquedinho digital neste final de ano, pode ir tirando o mouse da chuva...

Temos três fatores que conspiram contra a queda de preços, e apenas um, tênue, que pode ajudar a puxar para baixo.

Contra o nosso bolso:

1- A disparada do dolar, a queda das bolsas e o pandemônio do sistema financeiro global vão impulsionar os preços para cima. No mínimo, mesmo com preços protegidos nas compras de longo prazo, os fabricantes ou importadores vão tomar cuidado para não corroer margens;

2- A chegada da TV digital aberta em Curitiba estimula a demanda, em uma época em que a oferta pode ser menor do que a estimada anteriormente, por cautela dos fornecedores;

3- O inevitável aumento da taxa de juros para vendas a crédito, pelo brutal enxugamento da liquidez do mercado financeiro.

A favor de nosso bolso:

4- Uma possível retração dos consumidores pode deixar alguns produtos sobrando na prateleira, forçando sua liquidação antecipada. Mas... isso só vale se o produto for o que você espera e, mesmo assim, para compra à vista, muito bem pechinchado.

Para dar um alento ao consumidor de produtos digitais enquadrado na expectatuva 4 acima, é bom lembrar que, à época da publicação deste post, todos os vendedores de bens duráveis já fizeram uma peimeira revisão -para baixo, sempre- de suas vendas daqui até o início de 2009.

Ou seja, se a procura for menor do que a oferta ´já revisada, podem mesmo sobrar alguns produtos bons e a preço de ocasião... Mas isso pode vir ao preço de um quadro recessivo, onde até a libido compradora dos mais entusiasmados pode ir por terra, dadas as incertezas futuras.

Em resumo: não custa planejar um Natal mais frugal, e, se aparecer pechincha, aproveitar. Mas eu não apostaria na repetição da euforia do Natal de 2007.

Um comentário:

  1. Com a crise, esse Natal vai ser mais gelado do que o dezembro na Lapônia!

    ResponderExcluir