domingo, 15 de fevereiro de 2009

Vídeo conferência sobre IP: Maduro e muito barato.

Já comentamos aqui sobre as vantagens de usarmos telefonia e vídeo pela internet, usando programas gratuitos como o Skype. Pois bem, se você ainda não usa, deveria estar usando.

Eu ia só contar que na Sigma Dataserv Informática, empresa que trabalho, já usamos rotineiramente o Skype para mensagens de texto e de voz entre nossos colaboradores em nossas bases operacionais de Curitiba, Ourinhos e Brasília, assim como também com clientes e parceiros.

Agora também implantamos facilidades de vídeo conferência nos três escritórios, usando o Skype, e, em cada base, uma TV de 42”, uma webcam e um microfone. Custo de instalação, por base: menos de R$ 2.500,00. Retorno sobre o investimento: menos de 2 meses, só com economia de custos de viagens e estadias.

Pois bem, eu estava, neste final de semana, zapeando a TV quando vi um programa da Oprah Winfrey, entrevistando a Kate Blanchett e o Brad Pitt, e as perguntas dos telespectadores eram feitas por vídeo, usando o Skype, e em alta definição. Resultado espetacular! Detalhe: a Oprah já usa esse recurso em seu programa e em seu webcast há quase um ano, só que eu não sou espectador assíduo de seu programa, confesso. Ela já até deu aulas sobre como usar o Skype, e, se você domina razoavelmente o inglês, pode acessar www.oprah.com e dar uma busca pela palavra Skype.

Nossa ouvinte e leitora do blog Allexandra, do Batel, manda mensagem sobre esse mesmo programa e pergunta se a qualidade da imagem não é por causa do patrocínio do Skype no programa da Oprah. Não, Allexandra, ali é merchandising, que, embora não deixe de pingar uma graninha na conta da emissora e na da apresentadora, testa o serviço em tempo real. É claro que a banda da internet é larga, mas nada diferente daquela que já dispomos aqui no Brasil, talvez acima de 2Mb, para ter aquela qualidade.

Mas o impressionante é a qualidade de áudio e vídeo. Minha pergunta feita da outra vez continua de pé: porque no Brasil ainda se usa timidamente um recurso tão poderoso quanto esse do Skype vídeo, que, além de tudo, é grátis? E outra, derivada da observação minha e da Allexandra:

Por quê as emissoras de TV não usam essa ferramenta nos programas que envolvem telespectadores, em vez daquelas cavernosas vozes de telefone comum?

4 comentários:

  1. Gostaria de saber que empresa em Curitiba poderia prestar esse tipo de serviço (instação teleconferencia por IP) através do skype...

    ResponderExcluir
  2. A instalação é facílima... Se você se identificar, posso passar-lhe as dicas básicas.

    Abraços,

    Guy

    ResponderExcluir
  3. com o skipe eu consigo realizar video conferencias com 3 ou mais usuários?

    gostaria de mais informaçoes

    mario pedro

    mariopedro@globo.com

    ResponderExcluir
  4. Mario Pedro

    O Skype funciona em videoconferência com mais de um contacto sim. Você precisa selecionar esses amigos -que devem estar online, com webcam e boa conexão internet- e adicioná-los à videoconferência.

    Funciona sim, mas o Skype não é projetado para isso, fica meio complicado monitorar as conversas com mais de 2 endereços conectados.

    Mas, para uso ocasional é muito bom!

    ResponderExcluir