segunda-feira, 2 de março de 2009

Portabilidade Numérica: Válida para (quase) todo o Brasil

A portabilidade numérica para a telefonia é uma realidade a partir de hoje (02/03/2009) para a maioria dos usuários de telefonia do Brasil. Digo "para a maioria" porque embora ela esteja disponível para todos os códigos de área do país, é preciso que haja mais de uma operadora na sua localidade para que a troca possa existir.

A coisa é tão simples assim: Portabilidade Numérica significa que você pode mudar de uma operadora de telefonia fixa para outra de telefonia fixa, ou de uma operadora de celular para outra de celular, sem perder seu número original, o que pode ser muito conveniente. A restrição principal é que essa mudança ocorre apenas dentro do mesmo código de área.

Assim, você não pode, por exemplo, mudar seu telefone da área 41 (Curitiba) para 11 (São Paulo) e preservar o número anterior.

Você já deve ter recebido chamadas de sua operadora atual, seja de telefonia fixa ou celular, fazendo ofertas incríveis para baixar o preço, ou aumentar o tempo de ligação a custo zero ou a tarifas reduzidas... O mesmo deve estar acontecendo com as concorrentes, que subitamente descobriram que você existe!

A recomendação aqui é de calma antes de decidir, salvo se você já aderiu ao novo e sensacional plano, você está 'fidelizado' por pelo menos 12 meses, ou seja, para cancelar vai ter de pagar multa até vencer o prazo originalmente contratado, ou seja, vai precisar de mais calma ainda...

Tenha em mente que, a partir de agora você tem excelentes oportunidades ao tomar a iniciativa e verificar as alternativas com a concorrência, não sem antes esgotar as pechinchas que suas operadoras atuais possam estar oferecendo. Não esqueça de considerar a alternativa de consolidar em uma única operadora serviços tão diversos como telefonia fixa, celular, internet banda larga e até mesmo TV por assinatura. Os ganhos daí decorrentes por você poder oferecer um valor maior de sua fatura podem ser consideráveis!

Mas lembre-se que os concorrentes podem estar loucos por sua conta, mas vão exigir as mesmas condição da tal da fidelização para as tais ofertas incríveis. É claro que existem planos sem essa amarração, mas provavelmente você vai pagar preços absurdos.

Melhor para quem ainda não decidiu mudar e está com o mesmo plano há mais de um ano. É hora de tomar a iniciativa e pesquisar a concorrência. Você ficará surpreso ao fazer comparações e poderá finalmente mudar para outra operadora com preços e condições melhores.

Agora, se o serviço vai melhorar... bem, isso é outra história! O que me intriga é o que a portabilidade já está disponível há vários meses em muitas regiões do país, e, até o final de fevereiro passado, apenas 0,2% dos usuários fizeram uso dessa prerrogativa.

Das duas uma: ou a turma ainda não está ligada nesse lance de portabilidade ou as estatísticas que mostram as operadoras de telefonia como campeãs de reclamação no PROCON estão furadas. Alguém se arrisca a dizer qual das duas é a alternativa correta?

Eu aposto nas duas!

5 comentários:

  1. Eu acho melhor nem tentar. Trocar 6 por meia dúzia é bobagem. Todas as operadoras são ruins e caras.

    Na dúvida, fique com a sua atual. Isso pode expicar a baixa adesão. Não creio que o brasileiro seja majoritariamente masoquista.

    Abraço e parabéns pelo blog, sempre objetivo e atual.

    ResponderExcluir
  2. Eu mudei meu celular da Claro para a Vivo e mantive meu número, importante para meu trabalho de corretora de imóveis.
    Ganhei no grátis um smartphone com localização por mapa e isso me ajudou um monte no meu dia a dia!!

    Viva a portabilidade, eu recomendo!

    ResponderExcluir
  3. Belo texto!
    Acredito nas duas também,mas a longo prazo.
    Já recebi propostas de outras, mas continuei na Claro.

    Rud

    ResponderExcluir
  4. Depois que vi a comparação de tarifas nos diversos países do mundo e que, na média, pagamos várias vezes mais do que alemães, americanos, argentinos, iranianos, e outros, fico pensando: O que se passa com o Brasil e conosco, brasileiros bananas...

    ResponderExcluir
  5. E esse test-drive que a Claro está oferecendo? Como posso usar o celular de minha operadora que hoje está bloqueado em uma linha da Claro?

    ResponderExcluir