quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Ataques para roubar informações importantes de seu computador: previna-se!

A Microsoft enviou a jornalistas um aviso, que transcrevo abaixo, sobre as tentativas de hackers visando o roubo de informações contidas em computadores e assumir controle de sua operação.  Não que essas ondas sejam novidade, mas alerta para a necessidade de manter o browser atualizado em sua última versão, assim como os programas de proteção.


Como a imensa maioria dos computadores usam Windows como sistema operacional e o Internet Explorer como browser, um dos preços desse sucesso é que essa plataforma é sempre a mais visada.  Daí a importância do aviso, pois esse tipo de coisa pode afetar a segurança de dados que são muito importantes para você.


O aviso da Microsoft é centrado na versão 6 do IE, enquanto que hoje a versão 8 já está no mercado há tempos e perfeitamente estável e consolidada.  Não é de estranhar que as empresas sejam mais visadas, pois ali existe um atacado de valor a ser buscado por esses piratas e também porque o mundo corporativo faz migrações de versões de software muito mais lentamente que os indivíduos, pela necessidade de atender a uma política corporativa de evolução, que nem sempre tem como foco a parte de segurança de dados, mas sim a integridade do conjunto de aplicativos que estão em operação.

Mas e se você não usa nem Windows nem Internet Explorer, pode dar risada?  Claro que não! Todas as plataformas relevantes no mercado são visadas, talvez não com tanta prioridade ou intensidade. Mantenha igualmente seu browser atualizado e os programas de proteção idem.





Segue a nota da Microsoft:

===========

Nos últimos dias, a Microsoft confirmou a ocorrência de uma série de tentativas de roubo de informações online e controle não-autorizado de computadores, em sua maioria, contra empresas que utilizam a versão do Internet Explorer 6. Trata-se da versão do browser lançada há 10 anos que não está preparada para o tipo de ameaça que existe hoje.

Sabemos que nenhum browser atualmente é 100% seguro, pois os ataques a navegadores são constantemente renovados e aprimorados. Por isso, a Microsoft recomenda que todos os clientes migrem as versões utilizadas para a última versão do browser, o Internet Explorer 8, sendo esta a forma mais efetiva de evitar esse tipo de problema. Os casos de falha constatados nesta última semana não foram identificados no Internet Explorer 8. Para identificar qual a versão que utilizam, os clientes podem abrir a página inicial do browser e consultar a opção “Sobre o Internet Explorer”, clicando sobre o botão “Ajuda” no Menu.

Usuários podem fazer o download do Internet Explorer 8 gratuitamente aqui.

O Internet Explorer 8 é hoje o browser mais seguro do mercado, título comprovado em recente estudo do laboratório independente americano NSS Labs (http://nsslabs.com/browser-security), que apontou o browser da Microsoft como o que mais protege o usuário contra ataques de malware e phishing. O navegador é também o mais preparado para o ambiente corporativo devido a questões com políticas de grupo, segurança e suporte. Além disso, o Internet Explorer é o único navegador com certificado do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI). O acordo realizado em novembro do ano passado beneficia todos os usuários da plataforma Windows e Internet Explorer no acesso a recursos e sites seguros da Internet. Com a migração para o IE8, antigos usuários do IE6 e IE7 terão acesso a benefícios diferenciados como Webslices, Aceleradores e Busca Visual, além das vantagens de segurança e privacidade.

Ainda que, na América Latina, não haja ocorrências como os incidentes reportados anteontem (17/01), como um cuidado adicional, a Microsoft recomenda aos internautas que já utilizam o IE8 que definam como padrão o Nível Máximo de Segurança do browser, selecionando a opção “Ferramentas / Opções” do menu “Internet / Segurança”.  Estas precauções contribuem para uma proteção efetiva contra as vulnerabilidades de segurança noticiadas em 17/01 no boletim de segurança em inglês, “Security Advisory 979352”, ou citadas como “Cyber-ataque Chinês” e “Google attack”.

Em paralelo, a Microsoft está desenvolvendo uma atualização de segurança que proteja todas as versões do Internet Explorer, desde a versão 6 do browser. A empresa recomenda a todos os clientes que tiverem algum indício ou considerarem que sofreram um ataque, que entrem em contato com o centro de atendimento ao cliente, via http://support.microsoft.com/contactus.       
 
A Microsoft está à disposição para prestar outros esclarecimentos sobre a questão. Mais informações estão disponíveis no http://www.microsoft.com/security/

Ferramenta de Remoção de Malware

2 comentários:

  1. Mas o IE8 é cheio de truques, até algum tempo atrás estava brigado com o Vista!

    ResponderExcluir
  2. eu usei esse malwareremove e tinha um monte de nhaca no meu HD...

    Boa Microsoft!

    ResponderExcluir