sexta-feira, 19 de março de 2010

Brasil com 175.999.998 telefones celulares...

Deu na imprensa: Brasil atinge a marca de 176.000.000 de celulares. Retifico: são, no máximo, 175.999.998. E explico...

Sabendo que muita gente tem mais de um celular e muitos também mais de um chip por celular, informo que conheço um jovem de 18 anos que tem uma namorada e um celular pré-pago.  Pois bem, ele descobriu um plano de uma operadora que oferece ligações a um celular da mesma operadora pelo valor do primeiro minuto.  Pronto!  Seus problemas de vontade grande e mesada curta estavam com os dias contados, pois assim pode ficar horas pendurado ao celular com sua amada, por pouquíssimos reais.

Mas aí ele descobriu que o limite para esse plano era de 20 horas por mês, e isso era pouco.  Então, ele comprou mais um chip com um planinho desses, e seu limite foi para 40 horas por mês.  Pouco ainda...

A solução na data em que faço essa postagem foi de comprar um terceiro chip, e aumentar seu limite para 60 horas/mês, ainda que tenha de pagar três "pouquinhos" de reais por mês.

Então, da conta de 176 milhões, devemos tirar, no mínimo, as duas linhas dos chips que não estão no celular desse jovem, em um dado momento...

=====

Contada a história -verídica, sem revelar o nome do personagem-, vamos analisar os... 176 milhões de celulares do Brasil, agora sem a desculpa da licença poética de um caso de amor.

O fato real é que esse modelo existente no Brasil leva ao crescimento desordenado e artificial das linhas pré-pagas, que sabidamente não engordam o "bottom-line" das operadoras.  Assim, quem paga a conta são os clientes de planos pós-pagos e de tráfego de dados, aí indistintamente incluidas pessoas físicas, empresas e entidades governamentais.

Resultados? Nossa 3G "Banda Larga " é lentinha, lentinha, e pagamos, em média, 24 vezes mais por serviços de telefonia do que um norteamericano médio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário